Em decorrência das propiedades acima citadas encontramos diversas aplicações dos softs-lasers na clínica:
- Na periodontia, como grande coadjuvante dos procedimentos básicos e cirúrgicos, nas gengivites e periodontites.
- Na Cirurgia Geral, diminuindo sensivelmente o edema e a dor pós-operatória ao mesmo tempo em que se verifica uma redução do tempo de reorganização e cicatrização dos tecidos operados.
- Nas estomatites aftosas (AFTAS), com um grande efeito anti-álgico, que é praticamente imediato, além de uma senivel diminuição do tempo de resolução destas patologias.
- Nas lesões herpéticas (HERPES), onde o tempo de remissão da sintomatologia, especialmente quando o laser é aplicado nos primeiros dois dias, é reduzido de forma admirável.
- Nos liquens bucais (planos, atróficos, erosivos, etc).
- Nas patologias das A.T.M., omde o efeito antiálgico e miorelaxante é surpreendente, inclusive em casos de trismos.
- Nas nevralgias do Trigêmeo e em outras nevralgias atípicas.
- Na dessensibilização dentinária pós-preparo cavitário.
- Na dessensibilização dentinária de colo, com resultados brilhantes (temos obtidos algo em torno de 90% de dessensibilização de colo com quatro dias de aplicação).
- Nas bio-integrações de implantes de titâneo, hidroxiapatia, osso liofilizado, etc.
- Na endodontia, incluindo a diminuição da dor, além de umm papel coadjuvante, de grande valia, na remissão de obcessos e reorganização dos tecidos periapicais, ressaltando-se o poder de redução bacteriana intracanal (existem trabalhos que afirmam que o laser Nd:YAG é capaz de esterilizar os canais inoculados com bactérias, in-vitro.