Fraturas
No caso das fraturas dentais, sempre convém que o paciente traga os fragmentos imersos em soro fisiológico (ou mesmo água) para que seja feita a colagem, como o caso abaixo. Mas como isso nem sempre é possível, é possível a reconstrução do dente com resinas fotopolimerizáveis de última geração.
Avulsões (perda dos dentes)
É muito comum no consultório casos de acidentes envolvendo a perda dos dentes (avulsões), principalmente na prática de esportes. São casos que podem ser previnidos, mas se ocorrer, siga as orientações abaixo.
Quanto mais rapidamente o dente for recolocado em sua posição, maior será a chance de sucesso. Até trinta minutos após o acidente as chances são maiores.
Alguns cuidados devem ser seguidos:
Manter a calma e acalmar o acidentado.
Encontrar o dente ou fragmento.
Lavar levemente o dente, para se retirar as sujeiras visíveis e verificar se o dente caiu ou quebrou.
Em caso de avulsão, recolocar o dente no lugar. Se não for possível, colocá-lo em um copo com soro fisiológico, ou um copo com leite ou até na própria boca do paciente, em baixo da língua (menos crianças pequenas).
Ir ao dentista o mais rapidamente possível.
Sempre pegue o dente pela "coroa" (nunca pela "raiz"). Deve-se manter as fibras e o sangue da raiz, pois são importantes para o sucesso do reimplante, para isso, nunca use detergentes ou outros produtos para limpar o dente e também não esfregue a sua raiz.
O dente ou fragmento deve ser sempre mantido úmido.